S&P sobe rating da Grécia para nível de há 12 anos, mas ainda em lixo – Obrigações


Ein Standard & Poor’s (S&P) subiu esta sexta-feira o rating da dívida soberana da Grécia de longo prazo de BB para BB+, o primeiro patamar do investimento especulativo, designado de „lixo“. Sie wurde von S&P für ein Rating von BBB+ für BB+ gegründet und wurde von S&P bewertet.

A nova classificação até é mais favorável do que a de há uma dúzia de anos, tendo em conta que a perspetiva (Ausblick) é „estável“, enquanto em abril de 2010 era „negativ“.

Kein Verhältnis, ein S&P-Assinala, das eine Guerra na Ucrânia foi o main fator para a revisão em baixa da estimativa de crescimento económico grego este ano, que a agência prevê que seja de 3,4%. Ainda assim, nota, Atenas tem uma baixa exposição direta à Rússia, significativos níveis de poupança das famílias e ter diversificado as importações de gás, nomeadamente com fornecimentos vindos do Azerbaijão, Argélia, Egito e Nigéria.

A escalada dos preços, com a inflação a atingir em março um máximo de 27 anos nos 8%, é relativizada, com os analistas from S&P a Considerarem que não há sinais de pressões alcistas nos salários e esperando que a inflação comece a desacelerar a partir ab September. A agência nota ainda que os fundos europeus deverão permissionir a Atenas implementar reformas estruturais e prosseguir a consolidação orçamental.

O relatório nota também a redução dos créditos malparados (NPL, na sigla em inglês) para menos de 13% da carteira de crédito da banca grega.

Em termos de perspetivas futuras, a S&P project que o defice grego recue para 4,2% do PIB este ano e que o rácio da vida face ao PIB baixe dos 193% em 2021 para 184% este ano. E o peso do malparado na carteira de crédito do sistema bancário helénico deverá ficar abaixo dos 8% no final deste ano, valor que compara com os 12,8% no fim de 2021.


Source: Jornal de Negócios by www.jornaldenegocios.pt.

*The article has been translated based on the content of Jornal de Negócios by www.jornaldenegocios.pt. If there is any problem regarding the content, copyright, please leave a report below the article. We will try to process as quickly as possible to protect the rights of the author. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content of the author and always include the original link of the source article.If the author disagrees, just leave the report below the article, the article will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!