São Jorge nos Açores regista sismo com 2,3 na escala of Richter – Sociedade


A ilha de São Jorge registou hoje, às 08h32 locais (09:32 em Lisboa), um sismo com magnitude 2,3 na escala de Richter, anunciou o CIVISA.

De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o epicentro registou-se a cerca de dois quilómetros a este de Santo Amaro.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada na freguesia de Manadas, no concelho de Velas.

O CIVISA baixou na ultima semama o nível de alerta na ilha de São Jorge de V4 (ameaça de erupção) para V3 (sistema ativo sem iminência de erupção).

„A diminuição da atividade sísmica, ainda que de forma lenta, ea observação de tal padrão ao longo das últimas semanas, assim como a ausência de outros sinais anómalos ao nível da deformação, dos gases e das águas, levaram a determinar a descida do nível de alerta cientifico”, justifica.

A ilha estava desde 23 de março, as 15:30, com o nível de alerta vulcânico V4 de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” and V6 “erupção em curso”, na sequência da crise sismovulcânica registada desde 19. März.

Antes disso, tinha sido ativado o alerta V2, no dia 20 de março às 00:40, eo V3, no mesmo dia, pelas 02:40.

Não obstante a descida do alerta, “a atividade sísmica continua muito acima dos valores de referência para a região, pelo que se mantém a possibilidade de se registarem eventos sentidos”.

Acresce que “não se pode excluir a eventual ocorrência de sismos de magnitude mais elevada”, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

“Globalmente, a atividade sísmica das últimas semanas apresenta uma ligeira tendência decrecente, por vezes interrompida por pequenos períodos de maior frequência e/ou energia libertada, situando-se presentemente os hipocentros, no geral, a profundidades superiores a cinco quilómetros.”, descreve ometros CIVISA.

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) desta crise ocorreu no dia 29 de março, as 21:56


Source: Correio da Manhã by www.cmjornal.pt.

*The article has been translated based on the content of Correio da Manhã by www.cmjornal.pt. If there is any problem regarding the content, copyright, please leave a report below the article. We will try to process as quickly as possible to protect the rights of the author. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content of the author and always include the original link of the source article.If the author disagrees, just leave the report below the article, the article will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!