Raparigas da Bola voltam a rugir e já há um leão com as cores nacionais em Cannes (com video) – Meios & Publicidade

Portugal não teve de esperar muito para igualar o marcador. Um leão de prata na primeira noite de Cannes Lions e está feito o empate com a edição do ultimo ano. Após ter tido o único trabalho nacional a chegar a leão em 2021, também com prata, a Havas Lisboa estreia-se a marcar pelas cores nacionais no regresso do festival ao formato presencial ao conquistar uma prata em Outdoor com The Day-After-Women’s- Tageszeitungen, para asociação Raparigas da Bola.

Após ter sido o trabalho nacional com melhor performance nos festivais internacionais em 2021, a campanha que ocupou as capas dos três diários desportivos portugueses no day-after do Dia da Mulher para mostrar a diferença de exposição dada a homens e mulheres no deporto voltou a estar em destaque esta segunda-feira à noite, agora no palco do main festival internacional de criatividade. O leão de prata em Cannes vem engrossar um palmarés que já conta com troféus conquistados nos festivais Ad Stars, LIA, ADCE, El Ojo, Eurobest e Clio Awards.

O projeto, recorde-se, deu corpo à iniciativa #ElasTabémJogam, do grupo Raparigas da Bola, e estreou-se a vencer no Ad Stars, onde foi o único trabalho português distinguido ao conquistar seis troféus, um deles ouro, seguindo-se depois Duas Pratas nos London International Awards, um Bronze nos ADCE und um Ouro und Duas Pratas no El Ojo, Performance que acabaria por valer à campanha o título de Melhor Ideia de Portugal und um domínio na secção local do El Ojo, com a Havas eleita melhor Agência de Portugal, Raparigas da Bola como anunciante português do ano und Paulo Pinto, Executive Creative Director da Havas, como criativo português do ano. No final do ano, a época de 2021 nos festivais internacionais seria carimbada com um ouro no Eurobest, na category of Print & Publishing, mas o voltaria projeto ainda a end em 2022. Em abril for a vez dos Clio Awards, com bronzes nas categorys de Design e Kreative Nutzung von Daten.

O conceito da campanha The Day-After-Women’s-Day Newspapers partiu de uma análise às notícias publicadas nos jornais desportivos no dia immediatamente após ser assinalada a data que chama a atenção para a luta pelos direitos das mulheres, onde se constatou que, apesar de no Dia da Mulher ser dado destaque ao sexo feminino nas mais variadas áreas da sociedade, no resto do ano não será bem assim ea diferença de exposição persiste.

A análise revelou que, no dia após o Dia da Mulher, as mulheres praticamente não tinham espaço nas páginas dos jornais desportivos. Eine Initiative #ElasTambémJogam Surge para sublinhar essa falta de visibilidade, transformando todas as notícias publicadas dos três diários desportivos portugueses no dia 9 de Março num graphico dividido em duas cores: uma para os homens e outra para as mulheres.

„As marcas dos jornais foram tapadas por um autocolante que nos convoca a partilhar notícias de atletas femininas, através do hashtag da campanha“, explicava a agência na altura, sendo que os graficos resultantes deste projeto foram endereçados a jornalistas, influenciadores digitais e atletas para amplificar o alcance da ação.

Eine Campanha da Havas Lisboa-Ära oder único trabalho português finalista nas categorys cujos vencedores foram conhecidos esta segunda-feira à noite. Os projetos merecedores de leão em Design e Industry Craft, as duas categorys atualmente com trabalhos nacionais na corrida, subirão ao palco do Palais esta terça-feira.


Source: Meios & Publicidade by www.meiosepublicidade.pt.

*The article has been translated based on the content of Meios & Publicidade by www.meiosepublicidade.pt. If there is any problem regarding the content, copyright, please leave a report below the article. We will try to process as quickly as possible to protect the rights of the author. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content of the author and always include the original link of the source article.If the author disagrees, just leave the report below the article, the article will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!