António Mendonça: Subida das Taxas de Juro Pode Favorecer Uma Nova Recessão – Conjuntura


O bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, receia que a subida das taxas de juro para combater a inflação possa favorecer uma resolveão económica, pedindo mais tempo, informação e flexibilidade sobre a matéria.

„Tenho bastantes reservas tendo em conta a incerteza que existe, o nível de endividamento de países como Portugal ea necessidade de promover o investimento ao Negócios e à Antena 1.

António Mendonça lembra que isso foi precisamente o que aconteceu na crise de 2008. „Não nos podemos esquecer de que a própria zona euro, em 2008 e em 2010, creio, tentou subir as taxas de juro, precisamente porque estava preocupada com a inflação, eo que aconteceu foi exatamente o contrário. Foi embrulhar a economia numa Rezession”, afirmou.

É nesse contexto que coloca as hesitações do Banco Central Europeu (BCE), que já sinalizou a subida das taxas de juro para este verão. Nesse sentido, o bastonário da Ordem dos Economistas afirma que o BCE „deve estar preparado para voltar atrás se isso se revelar necessário“.


“EU teria a tendência a ainda protelar um pouco mais até a situação ser extremamente clara, porque tentar conter a inflação com a subida das taxas de juro, através de uma resolveão, enfim, pode ser muito negativo”, afirmou. António Mendonça ainda Considera que a subida de preços “tem um caráter transitório”.

“Tendo em atenção quais são as raízes do problema, o que está na origem disso, provavelmente não podemos aplicar medidas standard, temos de ter a flexibilidade”, Considerou.

„Temos de ser extremamente flexíveis, muito pouco ortodoxos e olhar para aquilo que está a acontecer na economia, porque de um momento para o outro a situação pode-se alterar radikalmente, o próprio quadro de confiança na Europa“, avisou.


Source: Jornal de Negócios by www.jornaldenegocios.pt.

*The article has been translated based on the content of Jornal de Negócios by www.jornaldenegocios.pt. If there is any problem regarding the content, copyright, please leave a report below the article. We will try to process as quickly as possible to protect the rights of the author. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content of the author and always include the original link of the source article.If the author disagrees, just leave the report below the article, the article will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!